Páscoa

Páscoa é a data mais gostosa do ano, os mercados ficam cheios de ovos de chocolate pendurados, um lugar mágico para qualquer chocólatra. Os amigos trocam chocolates, a família come diversos ovos, as crianças se divertem com os brinquedos; enfim, uma data cheia de encantos.
Mas o que nem todos sabem, é que a Páscoa não é somente uma data de comer muito chocolate, essa data marca a Ressurreição de Cristo e por isso, diversas crenças religiosas, acompanham essa data. Vamos conhecer um pouco mais da Páscoa então.

Sexta- Feira Santa / Sexta- Feira da Paixão


É a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.


Páscoa

A palavra Páscoa significa libertação.Na Páscoa comemora-se a libertação do povo hebreu que era escravizado pelos egípcios, durante o reinado do faraó Ramsés II.
Na Páscoa cristã comemora-se Cristo, ele é a libertação para o povo cristão. Comemora-se a sua ressurreição. A palavra Páscoa vem do hebreu “pessach” que significa passagem. Passagem da morte para a vida (eterna), da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz. 
A celebração da Páscoa é muito antiga. Inicialmente, A Páscoa era a época em que se festejava o fim do inverno e o início da primavera.

Os símbolos da Páscoa

O cordeiro
cordeiro deus História da Páscoa e seus Significados
Simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho.

A cruz

Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.


O pão e o vinho

Simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, 

oferecido aos seus discípulos.

Círio Pascal

Círio é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no Sábado da Vigília pascal.
O círio pascal representa a luz de Cristo, pois que o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ômega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim, uma vez que Jesus falou: " Eu sou o princípio e o fim. "
Na grande vela há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso, simbolizando a presença viva de Jesus junto a todos os povos do mundo, com união de fé e de esperança.


O coelho

Simboliza a fertilidade, já que é um animal que tem muitos filhotes de uma só vez.
Fertilidade simboliza vida, nascimento.


O ovo de Páscoa

O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança.
Dentro do ovo gera uma vida, a vida é o Dom mais precioso de Deus. Ressuscitando para uma vida nova, Jesus revela a preciosidade que é a vida.



O chocolate

Os ovos de chocolate foram criados no século XX. Desde a antigüidade vários povos consideravam o chocolate um “alimento sagrado”. O intuito do ovo de chocolate foi o de popularizar o consumo do chocolate.

Fontes de pesquisas: wikipediaCom AmorQDivertido

Agora que vocês já sabem um pouco mais sobre a Páscoa, comemore-a com sua família e pessoas queridas de acordo com sua crença. Lembrando sempre que o mais importante de tudo, é o respeito e amor entre as pessoas. Uma ótima páscoa para todas vocês!

Um comentário:

  1. oii karla adorei
    vcs mandam super bem
    parabéns
    visito sempre o bloger de vcs
    bjoss

    ResponderExcluir