Páscoa é a data mais gostosa do ano, os mercados ficam cheios de ovos de chocolate pendurados, um lugar mágico para qualquer chocólatra. Os amigos trocam chocolates, a família come diversos ovos, as crianças se divertem com os brinquedos; enfim, uma data cheia de encantos.
Mas o que nem todos sabem, é que a Páscoa não é somente uma data de comer muito chocolate, essa data marca a Ressurreição de Cristo e por isso, diversas crenças religiosas, acompanham essa data. Vamos conhecer um pouco mais da Páscoa então.
Sexta- Feira Santa / Sexta- Feira da Paixão
É a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Páscoa
A palavra Páscoa significa libertação.Na Páscoa comemora-se a libertação do povo hebreu que era escravizado pelos egípcios, durante o reinado do faraó Ramsés II.
Na Páscoa cristã comemora-se Cristo, ele é a libertação para o povo cristão. Comemora-se a sua ressurreição.A palavra Páscoa vem do hebreu “pessach” que significa passagem. Passagem da morte para a vida (eterna), da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz.
A celebração da Páscoa é muito antiga. Inicialmente, A Páscoa era a época em que se festejava o fim do inverno e o início da primavera.
Na Páscoa cristã comemora-se Cristo, ele é a libertação para o povo cristão. Comemora-se a sua ressurreição.
A celebração da Páscoa é muito antiga. Inicialmente, A Páscoa era a época em que se festejava o fim do inverno e o início da primavera.
Os símbolos da Páscoa
O cordeiro
Simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho.
A cruz
Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.
O pão e o vinho
Simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus,
oferecido aos seus discípulos.
Círio Pascal
Círio é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no Sábado da Vigília pascal.
O círio pascal representa a luz de Cristo, pois que o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ômega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim, uma vez que Jesus falou: " Eu sou o princípio e o fim. "
Na grande vela há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso, simbolizando a presença viva de Jesus junto a todos os povos do mundo, com união de fé e de esperança.
O coelho
Simboliza a fertilidade, já que é um animal que tem muitos filhotes de uma só vez.
Fertilidade simboliza vida, nascimento.
O ovo de Páscoa
O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança.
Dentro do ovo gera uma vida, a vida é o Dom mais precioso de Deus. Ressuscitando para uma vida nova, Jesus revela a preciosidade que é a vida.
O chocolate
Os ovos de chocolate foram criados no século XX. Desde a antigüidade vários povos consideravam o chocolate um “alimento sagrado”. O intuito do ovo de chocolate foi o de popularizar o consumo do chocolate.
Fontes de pesquisas: wikipedia, Com Amor, QDivertido
Agora que vocês já sabem um pouco mais sobre a Páscoa, comemore-a com sua família e pessoas queridas de acordo com sua crença. Lembrando sempre que o mais importante de tudo, é o respeito e amor entre as pessoas. Uma ótima páscoa para todas vocês!
oii karla adorei
ResponderExcluirvcs mandam super bem
parabéns
visito sempre o bloger de vcs
bjoss