7 mandamentos para um volta as aulas perfeito.



1. Não deixarei para o final do bimestre o que posso estudar hoje.
Parece óbvio, mas todo ano você promete isso e acaba fazendo o contrário. Então, tente, pelo menos no início, rever todas as matérias dadas em sala de aula no mesmo dia. Se tirar só meia hora de estudo com bastante concentração - sem atender telefone, assistir a televisão ou assaltar a geladeira - verá que seus resultados serão surpreendentes logo nas provas do primeiro bimestre. No segundo, você já estará acostumada com a disciplina.

2. Ficarei longe de qualquer fofoca, elas sempre terminam em encrencas.
Todo mundo parece ter uma atração irresistível pelo disse-que-disse. Portanto, não se sinta tão culpada se, de vez em quando, também curte uma fofoca. Porém, lembre-se das experiências do passado: você deve saber que a maioria dessas histórias não acaba bem. Corte o mal pela raiz e recuse-se a escutar seja lá o que for. Se disser claramente que não se interessa pelas novidades dela, pode acreditar, a fofa nunca mais vai colocá-la no rolo.

3. Vou tentar fazer amizade com as meninas novas na escola (mesmo que elas sejam bonitas e virem o principal assunto entre os meninos).
A mania de ignorar as novas colegas, em geral, é comandada por uma pontinha de ciúme. Acontece que essas meninas costumam chamar a atenção dos garotos. Mas, pense bem: além de politicamente incorreta, essa atitude é discriminatória. Você pode estar perdendo uma excelente oportunidade de, até quem sabe, conquistar uma grande amiga. Dê uma chance às novas garotas, se apresente e tente saber mais sobre elas. Depois, decida se dá para continuar investindo nessa nova relação ou se é melhor deixar pra lá.

4. Não vou deixar os trabalhos para a última hora.
Comece fazendo um esquema de estudos já na primeira semana de aula. E habitue-se a segui-lo à risca. Use a agenda e aprenda a consultá-la, todos os dias, antes de ir pra escola e à tarde, quando for estudar. Comece os trabalhos e pesquisas, de grupo ou não, assim que a tarefa for passada. Com organização e método, sobrará muito mais tempo para você fazer tudo o que quiser, sem desespero.

5. Prometo que não vou zoar com a cara de ninguém, nem fazer parte da turma que pratica o bulling.
Ficar de cochicho cada vez que aquela menina gordinha passa por perto ou cair na gargalhada quando o piadista da sala lhe coloca o apelido de baleia, pode parecer uma diversão sem maiores conseqüências. Entretanto, se continua achando um exagero considerar simples uma brincadeira de agressão e fica em dúvida se engrossa ou não o coro das gozações maldosas, pense em duas coisas. A primeira: e se estivesse no lugar dela? Depois, pergunte a você mesma: pra que agir dessa maneira? O que ganha com isso? Respondendo a essas questões, verá que vale a pena repensar sua postura.

6. Não baterei de frente com nenhum professor, principalmente aquele mala que me persegue.
Pensando bem, será que aquela professora de matemática não teve razão de pegar no seu pé? Quem sabe ela não viu um enorme potencial em você e detestou ver tanto talento desperdiçado? Por isso, neste ano, aja diferente. Só converse, ria ou atenda celular nos intervalos. Prestar atenção às aulas já é meio caminho andado para tirar boas notas. E procure não bater boca com ela, nem com outros professores. Você pode não gostar da idéia, mas eles são autoridades e merecem respeito. Se a situação complicar, converse com a coordenadora pedagógica.

7. Namoros e ficadas não vão atrapalhar os estudos.
Você, como qualquer garota no mundo, fica com a cabeça na lua quando se apaixona. E esse estado de graça, que não a deixa pisar na Terra nem por um segundo, acaba atrapalhando a concentração na escola. Então, se pintar um amor este ano (ou se o romance do ano passado continua com tudo), curta à vontade, mas aprenda a separar as coisas. No início, é um pouco difícil. Mas é o melhor para a sua vida.
Retirado do site da revista Atrevida.

Um comentário: