Saúde: Transtorno Bipolar

foto: Renata Angerami
Muitas garotas incluindo eu já disseram ser bipolares, mas o que muitas não sabem é que bipolaridade é muito mais que uma mudança de humor, é uma doença grave e que deve ser tratada como tal. Para sabermos mais sobre o assunto, vou dividir o post em tópicos.

O que é o humor?

Nosso humor é o que também chamamos de estado de espírito. O humor é maleável, ou seja, se modifica de acordo com o que acontece na nossa vida. O humor tem como principal função servir 
de "termômetro" do ambiente e influencia dramaticamente o modo como encaramos as situações. 

A partir do "filtro do humor" se define o quanto devemos ou não nos arriscar, ou seja, o nosso estado de humor define em grande parte nossa percepção de risco. O humor sadio mantém essa maleabilidade e suas flutuações são proporcionais aos fatos. 



Quando algo de muito ruim ou muito bom acontece, o humor varia de acordo, mas em algumas horas ou poucos dias o humor volta ao padrão habitual. Além disso, o humor sadio é previsível.



O que é um transtorno de humor?

É um estado em que o humor está reagindo de modo incompatível ou exagerado à situação. Esse desregulação pode ser dar tanto para baixo (forma depressiva) quanto para cima (forma maníaca). Há também estados em que o humor está particularmente agitado e turbulento (forma mista). 


Como o humor define nossa percepção de risco, quando está exageradamente elevado (eufórico) sem razões para tanto, é comum se expor ou se envolver em situações de maior risco. Por outro lado, os estados depressivos tendem ao retraimento e inibição apesar das condições reais não estarem tão adversas. Há também alterações de humor mais brandas, mas com oscilação clara, afetando a previsibilidade do humor.



O que é a bipolaridade?

Trata-se da um transtorno mental em que o humor assume autonomia, deixando de responder adequadamente ao que seria esperado, com variações diversas como euforia, agitação, aumento de energia, agressividade, ansiedade, explosividade, aumento de riscos e gastos, impulsividade e distração, entre outros sintomas do pólo positivo ou "para cima", que se alternam ou se mesclam com apatia, desânimo, tristeza, ansiedade e falta de prazer do pólo negativo ou depressivo.


"Ou seja, a pessoa um momento esta totalmente eufórica, feliz e no outro pode se tornar agressiva, triste, muito ansiosa. Pacientes que tem essa doença, sofrem muito e tem o seu humor totalmente instável."

A revista Gloss fez uma matéria muito interessante Transtorno Bipolar: Entre o Céu e o Inferno, trazendo casos de pessoas que sofrem com essas doença, vale a pena dar uma lida e descobrir mais sobre; então garotas não se julguem mais bipolares ou entrem em comunidades, como se for bipolar fosse algo legal; pois não é e se vocês sofrem com isso; procurem a ajuda da família, amigos e principalmente de médicos; pois o Transtorno Bipolar tem cura ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário