Enem, ProUni e Sisu

ENEM
  • A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.


TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Para participar do ENEM 2011 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). No entanto, estão isentos do pagamento da taxa: 
  • Automaticamente: Alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais);
  • Mediante Declaração de Carência: Demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo Inep.


DATAS


  • Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2011?
      Das 10h do dia 23 de maio até 23h59 do dia 10 de junho, observado o horário oficial de Brasília-DF.

  • Quando será a aplicação das provas do Enem 2011?
      Nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação.



Qual a diferença entre o ProUni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU?

  • Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
  • Sistema de Seleção Unificada (SISU), é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Caso tenha outra dúvida sobre o Enem, pergunte no tópico ENEM 2011 na comunidade da BSPM, que as meninas lhe ajudarão.

  • Dicas para se sair bem no ENEM:

Primeira Dica: Estude!
Como estudar para o Enem? Atráves das provas anteriores é uma boa maneira, para saber quais assuntos caem e para ter uma noção de como será a prova (para quem nunca fez antes); você pode baixar as provas anteriores com os gabaritos nesse link.

Segunda Dica: Fazer o Simuladão Online da prova!
Você pode fazer o simuladão online da prova e saber qual foi seu desempenho nesse link, você pode escolher 5 ou 10 questões.

Terceira Dica: Assista vídeos aulas!
E melhor de tudo de graça, você pode assistir vídeos aulas com dicas de professores sobre cada matéria e se preparar melhor para as questões, links de cada disciplina: MatemáticaFísicaBiologiaInglêsLíngua PortuguesaQuímicaHistóriaGeografiaLiteraturaInglêsEspanhol e Redação.

Quarta Dica: Se prepare aos poucos!
Não queria estudar sobre tudo uma semana antes, separe algumas horas dos dias para estudar um pouco sobre cada disciplina; faça questões das provas, ou seja, faça na prática também. Se auto avalie e estude sem pressão, torne essas horas algo agradável e não uma obrigação; lembre que conhecimento nunca é demais e este será levado para o resto da vida.

Quinta Dica: Aproveite o que a escola e os professores têm a ensinar!
Sabe aquela sua dúvida cruel sobre uma questão de matemática? Então, não tenha vergonha de pedir ajuda ao seu professor para explicá-la novamente e quantas vezes necessária; se tiver vergonha de falar durante a explicação, sente-se depois ao lado do professor e peça uma nova explicação; treine, acredite, não é coisa de chato e nem impossível de se aprender. Cada pessoa tem seu ritmo, então não se envergonhe caso você aprenda mais devagar que outra pessoa da sua sala; conversar pessoalmente com o professor sobre suas dúvidas, ira te ajudar bastante a aprender a questão e esse é um direito seu, afinal, professor é pago para dar aula e não ficar sentando, negando explicação a quem quer aprender.

Essas são apenas algumas dicas para se dar bem no ENEM, estude, treine e se prepare a cada dia; essa prova é importante não apenas para utilizar do ProUni e outros recursos (para entrar na faculdade); mas também, como avaliação sobre seu conhecimento; só depende de você!

Beijos butequeiras, espero ter ajudado, mas comentem se tiverem mais alguma dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário