Livros que viraram filmes

O ano de 2013 já começou com grandes estreias no cinema. A grande jogada hollywoodiana agora é adaptar livros para as telonas; dentre muitos, os clássicos também ganham adaptações. Nas últimas décadas, os livros viraram filmes depois de se tornar verdadeiros clássicos. Porém, ultimamente, a estreia nos cinemas aquece o mercado e ajuda na venda dos best sellers, toma-se como exemplo a própria capa dos livros que, depois da adaptação, ganham uma nova edição com a foto dos personagens no cinema, como O lado bom da Vida, As vantagens de ser invisível e o próprio Gatsby que ganhou nova edição após a estreia nas telonas. A questão não se trata, realmente, sobre a possível (e provável) perda da qualidade do material que é adaptado, mas, por um lado positivo, os personagens estão ganhando, cada vez mais, formas além da imaginação dos leitores. Somente esse ano, pode-se calcular mais de 5 cinco adaptações: O Hobbit, Anna Karenina, Os MiseráveisO Grande Gatsby -  em se tratando dos livros clássicos -  O mágico de Oz, Percy Jackson e o mar de monstros, A hospedeira, Dezesseis Luas  e a lista continua. 


Anos atrás, a transmidiação (o processo de mudança de mídia utilizada durante a transformação, por exemplo, de veiculação de um livro para um filme) era feita aos poucos, como havia afirmado. Existem poucos livros adaptados em outras décadas. Eles estão sendo arraigados pela sétima arte no momento que o cinema se encontra atualmente. E o processo continua porque fez sucesso. Quem não está excitadíssima para estreia de A menina que roubava livros ou mesmo pela adaptação de Belo Desastre? Ou pela trilogia, que ganhará vida, 50 tons de cinza? E a saga de Robert Langdon na continuação com O símbolo perdido
Os leitores mais assíduos verão com olhos tenazes para essas adaptações e farão críticas perspicazes, mas não deixarão de lotar as salas de cinema nem deixarão de estar nas estreias, muito menos de garantir o balde de pipoca. Afinal, unir o útil ao agradável sempre nos satisfaz. 
(Para uma lista quase completa de bons e ruins adaptações confira nesse site interessantíssimo).
Lista de dez adaptações que deram certo:
1. Saga Crepúsculo (Stephenie Meyer): Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer (parte 1), Amanhecer (parte 2).
2. Trilogia Senhor dos Anéis (Tolkien): A sociedade do anel,  As duas torres e  O retorno do Rei.
3. Orgulho e Preconceito (Jane Austen).
4. Alice no país das maravilhas (Lewis Carroll).
5. Anna Karenina (Tolstói).
6. Romeu e Julieta (Shakespeare).
7. As aventuras de Pi (Yann Marterl).
8. O caçador de pipas (Khaled Hosseini).
9. O código Da Vinci e Anjos e Demônios (Dan Brown).
10. Argo (Antônio Mendez e Matt Baglio).


Nenhum comentário:

Postar um comentário