Dizem que o ciúme é o tempero do amor. Até pode ser, desde que nenhuma das partes derrame uma colher bem cheia dele no relacionamento. Medidas a mais resultam em brigas, términos de namoro e, em alguns casos, em violência. Aproximadamente 20% dos homicídios cometidos são causados pelo ciúme, apontam algumas pesquisas.
Ciúme do bem
Situação: Você está em um barzinho com o namorado/a, e passa outra pessoa desviando a atenção dele.
O que acontece? Segundo a psicóloga Edna Zarino Jorge Alves, nesta situação é comum sentir ciúme porque todo mundo quer atenção e respeito, seja do namorado, do amigo, da mãe. O ciúme é um sentimento universal que envolve receio de perder o amor, a pessoa por quem se tem admiração. Ciúme independe de idade ou sexo.
Ciúme do mal
Situação: Imagine que seu parceiro resolveu dar um presente para você, um relógio novo, por exemplo. Ele esconde o presente para dar a você no final de semana, quando vocês forem viajar. Mas você, bisbilhotando o armário dele, acaba descobrindo o relógio. Você começa a imaginar mil coisas. Seu parceiro explica porque escondeu o relógio, que seria uma surpresa. Você não acredita e não pára de torturá-lo perguntando de quem ele ganhou aquele presente. Ele pode explicar mil vezes a mesma coisa. Você não vai acreditar em nada do que ele disser porque você já tirou as suas próprias conclusões. Foi a outra que lhe deu o presente e seu parceiro vai ter que confessar, custe o que custar.
Confesso sou uma ciumenta de plantão e acreditem isto não é nada bom, ciúme além de causar muitos conflitos ainda deixa você numa insegurança total. Meu aviso para as ciúmentas: acalmem-se .
Sinais que indicam ciúme exagerado
-Não aceitar que o parceiro faça um programa (com amigos, por exemplo) sem a sua companhia;
-Mexer nas coisas pessoais do seu parceiro (gavetas, armários, pastas, bolsos, carteira, celular etc...);
-Sentir a necessidade de saber sempre onde o outro está. Ligar para casa dos amigos para confirmar a sua presença ou aparecer no local;
-Preparar armadilhas. Pedir a alguém que se insinue ao seu parceiro para ver qual a reação dele;
-Desconfiar de tudo e de todos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário