Vestibular, que curso escolher?


Se você está prestes a fazer o vestibular e está se sentindo mau por não conseguir se decidir entre as profissões, não fique chateado: isso é mais comum do que você imagina.Pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão. Conflitos, indecisão, falta de orientação adequada, falta de auto-conhecimento… muitos podem ser os motivos.

Escolher uma profissão requer paciência e cuidado. É preciso lembrar que gastamos grande parte da nossa vida trabalhando, por isso, devemos escolher algo que nos faça bem, nos realize. É preciso termos habilidade para aquilo, ou seremos péssimos profissionais. Não adianta querer ser engenheiro se você não consegue somar 2+2 corretamente, ou ser médico, se você não consegue ver sangue sem sentir enjôo. Eu, particularmente, acho melhor escolher uma profissão que te der prazer, do que dinheiro, até porque, se você não for um bom profissional, não fará seu trabalho bem feito e nunca será bem sucedido. Mas se você AMA aquilo que faz, fará com vontade e te dará sucesso. Faculdade não é como um curso de língua estrangeira, onde você faz italiano, mas enjoa e troca para o francês. Não dá para você começar um curso, sair, entrar em outro e descobrir que não gosta... Você tem que estar decidido. Mesmo que seja difícil pra você passar, melhor se dedicar por um ano a mais, metendo a cara nos estudos e fazer algo que gosta, do que fazer um curso mais “fácil” e viver a vida exercendo uma profissão que não lhe agrada.

Dicas de como escolher a profissão certa.

Comece eliminando as que você tem certeza que não quer fazer. Procure lá no fundinho da sua memória, algo que você sempre quis ser (tirando atriz, cantora, bailarina, astronauta e coisas do gênero. hahaha brinks ♥) Não existe nada que você se veja trabalhando? Depois, que você separar algumas profissões, procure saber mais sobre elas, mercado de trabalho, salário, se na sua cidade vale a pena fazer, e converse com profissionais da área sobre a rotina deles. Não se deixe levar por influência dos outros, a carreira é sua, o sonho é seu, a escolha da profissão certa só cabe a você.

Testes vocacionais:

• http://www.mundovestibular.com.br/simulado/testes/teste_vocacional/teste_vocacional.html

• http://www.colegio24horas.com.br/ogloboestagio/teste.asp#

• http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp



Copie e cole no seu navegador. Os três testes são muito parecidos, mas acho interessante você fazer todos. O Teste Vocacional pode ajudar a conhecer suas habilidades e gostos. No entanto, você não é obrigado a definir uma profissão só porque o teste indicou. Ele diz através dos seus gostos e personalidade, que profissão mais combina com você.


•Depoimento da nossa butequeira, Sara: *-*

"Então, vou contar o que aconteceu comigo...
Terminei o ensino médio ano passado... e tinha passado o ano inteiro na dúvida do que iria prestar... minha mãe ficava toda hora enchendo meu saco pra eu decidir o que eu iria fazer da vida --' oishaioshaoisa Mas gente... eu não sabia meeeeeeesmo... mas mesmo assim eu fiz o ENEM e prestei vestibular em algumas faculdades, públicas e particulares, fiz, inclusive, a FUVEST, mas ela me fudest, rs... mas também porque eu não tinha estudado! acabei passando na FATEC aqui de Jundiaí... Eu estou fazendo informática, não que eu goooooooooste, mas aqui só tinha 3 cursos e eu optei por esse porque eu acho que é uma boa área para se trabalhar, apesar de estar precisando sempre de atualizações, pois a tecnologia sempre muda!
Mas gente... eu penso o seguinte, até agora eu estou gostando do curso, mas pode chegar uma hora que eu não goste! E eu posso até descobrir o que é mesmo que eu quero fazer da minha vida! E aí eu presto pra outra faculdade, começo outro curso, vou me especializando, etc. Acho que a vida é um eterno aprendizado, e não é a faculdade que você vai entrar logo após que você terminar o ensino médio que vai definir sua vida. A vida é feita de escolhas, não importa a hora.
Eu sigo de exemplo minha tia. Ela fez psicologia, mas nunca exerceu. Depois ela fez curso de arquitetura e ficou um tempão trabalhando com isso. Hoje, ela está aposentada, mas presta serviços numa empresa de RH. Fora as outras coisas que ela fez que eu não me lembro agora! Mas o que ela fez a vida inteira mesmo, foi estudar, e muiiiiito! E gente, ela tem dinheiro viu, x.x SAHOSIAHOSIHA
Ah... era isso, queria compartilhar minha experiência pra, quem sabe, servir de ajuda pra alguém (:
Boa sorte pra quem vai prestar vestibular esse ano! :*"



Meus pais não aceitam o meu curso.

Os pais sempre vão se preocupar com os filhos e querer o melhor para eles.
Se eles não aceitam o que você quer cursar na faculdade, é porque eles querem te proteger e te garantir sucesso profissional. O ideal é você procurar saber tudo sobre o seu curso para ter bons argumentos e mostrar o lado positivo. Mostre que esse é o seu sonho e que você pode ser muito feliz com ele.


# Dicas para se sair bem no vestibular

• Antes:

1. Local de estudo: Ache em local tranqüilo, arejado e iluminado, evitando distrações.

2. Programe-se: Procure estipular um horário de estudos e defina quais matérias irá estudar nesse tempo. Não esqueça das pausas para relaxar o corpo e a mente.

3. Cuide-se: Não adianta nada varar madrugadas ou deixar de comer para estudar. Durma o suficiente, alimente-se adequadamente e pratique esportes, pois relaxam o sistema nervoso central e aumentam a capacidade de concentração.

4. Atualize-se: Leia jornais e revistas para se manter atualizado, pois diariamente acontecem muitas coisas que podem ser temas de vestibular.

5. Não decore, aprenda: Se preocupe em aprender a matéria, pois a tendência dos vestibulares é privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização.

6. Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo: Verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Já pensou, se preparar o ano todo e perder a prova?

7. Organize-se: Não deixe tudo para a última hora, procure deixar todo o material que vai ser utilizado na prova (lápis, canetas, borrachas e documentos) pronto um dia antes à prova.

• Nos dias do Vestibular:

1. Afaste o mau humor e evite discussões.

2. Procure realizar atividades de lazer e descansar. Faça uma refeição leve e tenha uma boa noite de sono.

3. Afaste-se de livros e apostilas. Mas, se estudar dedique-se às revisões de véspera dos pontos que aprendeu ao longo do ano até uma certa hora do dia anterior, depois dedique um tempinho para um bom relaxamento. Não tente aprender um conteúdo novo, a menos que ache ter condições de fazê-lo agora. Não estude antes da prova. Lembre-se: mente cansada não leva a nada.

4. Não use medicamentos fortes. Se tiver que fazer uso de medicamentos, tome somente aquele que seu organismo já está acostumado.

5. Antes de ir para a prova alimente-se de forma apropriada, com comidas leves e nutritivas. Caso a prova for após o almoço, alimente-se mais cedo, pois no período de digestão você poderá ficar com sono ou não render tudo o que pode.

6. Vista uma roupa leve e confortável.

7. Leve barra de cereais, uma fruta e uma garrafa de água.

8. Diga para você mesmo que tudo o que estava ao seu alcance, procurou fazer nas etapas anteriores. Confie em sua capacidade e boa prova.

• Na hora da prova:

Ao entrar na sala, respire fundo e desligue-se uns minutos da situação de prova. Não deixe que a ansiedade dos candidatos o contagie.

- Olhe para todo o ano de dedicação aos estudos e lembre-se que o que você tinha para estudar, estudou. Agora, é importante ficar tranqüilo. Esteja ciente de que o vestibular é apenas mais uma etapa que vai ter que passar.

- Ao receber a prova, leia as questões com calma e atenção.

- Comece a prova pelas matérias que você mais domina.

- Se alguma questão for difícil para você, não se assuste, pense que ela será difícil para a maioria dos candidatos. Procure responder as questões que você sabe primeiro, pois assim ganhará tempo e confiança para resolver o resto da prova.

- Leia com atenção o enunciado das questões, e só inicie a resposta após certificar-se de que compreendeu o que a questão está pedindo.

- Deixe as questões que não sabe para o final. Não perca tempo com elas.

- Confira todas as questões antes de entregar a prova.

- Calcule o tempo da prova, distribuindo para cada uma delas.

- Se estiver nervoso e/ou tenso, respire fundo.

- Tome cuidado ao preencher o gabarito.

FINALIZANDO...

Não sinta nenhum tipo de inveja, ciúmes ou raiva dos seus concorrentes. Deseje-lhes sorte, pois são lutadores, como você.

Jamais pense em desistir diante de um fracasso. Obstáculos existem para serem superados. Acredite sempre no seu potencial.

Diga a si mesmo em voz alta: EU SOU CAPAZ DE VENCER! E vencerá!!!

Vestibular não é o Fim do Mundo!
Momentos importantes da vida como o vestibular, sempre causam medo e ansiedade mesmo, é preciso ter controle.O vestibular como muitos momentos, é um fato inevitável, se você quer começar uma carreira de sucesso deve encara-lo. Por isso aceite o fato e faça o que tem que ser feito: estude.
Claro, estudar é importante, mas tudo também tem o seu peso: não deixe também de fazer atividades extras como se divertir fazendo o que você mais gosta e cultivar os seus hobbies. Deixe também sempre um tempo para o descanso, senão você fica maluco.
Boa sorte!

Agora para descontrair, vou postar um texto muito bom de uma comunidade que não é minha, mas que eu gosto muito. O nome da comunidade é: Quando eu passar no vestibular.

Ah... Quando eu passar no vestibular...
Eu vou chegar em casa, quebrar a TV e gritar "NINGUÉM RECLAMA, QUEM MANDA AQUI SOU EU!"
Eu vou sair pelo Nordeste viajando por todas as praias e surfando até em poça de lama.
Eu vou pagar uma babá pra me dar comida na boca e trazer pinico preu num ter que sair da rede.
Eu vou aprender Alemão, Japonês e Inglês.
Eu vou tocar violão, baixo, bateria e gaita.
Eu vou dormir tarde e acordar tarde, dormir cedo e acordar tarde, não dormir e passar três dias acordado.
Eu vou beber dois barris de chopp, três garrafas de vinho, 1 grade de cerveja e 2 litros do uísque mais caro do super-mercado.
Eu vou fazer uma camisa com letras garrafais "EU SOU FODA" e usá-la quando for mandar cada um que disse que eu não passaria "tomar no cú"!
Eu vou chegar pro primeiro policial que encontrar na rua e mandá-lo pruma porra, e se ele achar ruim eu digo logo: "Você sabe com quem você tá falando? EU PASSEI NO VESTIBULAR!"

Ah, quando eu passar no vestibular...



Fonte:
mundovestibular.com.br
Passeiweb.com
nacapa.com.br

3 comentários:

  1. Adoreii o post! *---*
    E adorei meu depoimento nele ioshaioshaoishaoihsa
    To amando o blog, leio sempre !
    beijo :*

    ResponderExcluir
  2. OIHEAOIHAEOIHAEOHIEAIHAEHIIHAEHIAE raxei do texto no final.. também quero chegar no primeiro policial que encontrar na rua e manda-lo pra uma porra OIHAEOIAEOIHAEIHAE

    irado o post, Má
    parabens!!!


    e ah.. to fazendo vestibular agora. tirei uma boa pontuação na primeira parte *-* se pá dá pra passar *-*

    e o meu curso tem a ver com o resultado que deu no meu teste vocacional. Ciências Contábeis rere

    ResponderExcluir