Timidez


A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente. Deste ponto de vista, a timidez não pode ser considerada um transtorno mental. Aliás, quando em grau moderado, todos os seres humanos são, em algum momento de suas vidas, afetados pela timidez, que funciona como uma espécie de regulador social, inibidor dos excessos condenados pela sociedade como um todo, ou micro-sociedades.A timidez funciona ainda como um mecanismo de defesa que permite à pessoa avaliar situações novas através de uma atitude de cautela e buscar a resposta adequada para a situação. (Wikipédia)



Perdi a conta de quantas vezes ouvi: "O gato comeu a sua língua, é?". Afinal, eu só ficava no meu canto e de boca bem fechada, sabe? Às vezes, tinha vontade de comentar alguma coisa, mas logo pensava que poderia estar errada e as pessoas poderiam pensar mal de mim. Pensando bem, isso fazia de mim uma garota bem sem graça. Timidez é justamente isso; medo de errar, de ser julgado e não ser aceito pelos outros. Uma pessoa tímida é incapaz de ousar. Quanto mais inseguro você se sentir em relação a outras pessoas, quanto mais nova for a situação e quanto menos conhecida a pessoa que você está se relacionando, maior será a necessidade de se refugiar internamente, de se retrair, porque você se sente ameaçado. Uma pessoa tímida, possui sentimentos negativos sobre si próprio, de inferioridade, sua auto estima e confiança em si mesmo são muito baixas, tem medo de errar e etc.



Quais seriam as causas da timidez?





O medo de não ser aceito e de ser rejeitado é universal! A necessidade de se sentir aceita e receber carinho e amor é comum a todas as pessoas.
Pelo que eu andei pesquisando, as maiores causas de timidez estão ligadas a infância; problemas com a família, desde pais agressivos, a familiares críticos ou que causam vergonha. Pode ser dada também a experiências de humilhação silenciosa ou publica e aparecia feia.
Famílias que não exprimem os sentimentos ou os exprime muito pouco, principalmente os sentimentos de carinho e alegria pelas realizações de alguém tímido, contribui bastante. Elas podem contribuir indiretamente para a Timidez, na medida em que isso não ajuda a desenvolver uma percepção pessoal de capacidade para atingir objetivos, de competência, de ser capaz de ser amado, de ser estimado, de ser respeitado pelos outros.
Se crescermos num clima em que nos sentimos rejeitados e mal-amados, carregamos conosco o sentimento de desvalorização, responsável por uma baixa auto-estima: somos adultos inseguros com enormes dificuldades diante da possibilidade de um fracasso, incapazes de suportar a avaliação do outro e a nossa própria auto avaliação.
Experiências como essas desenvolvem percepções do "eu" como sendo frágil e sujeito a crítica dos outros.

Depoimentos dos nossos blogueiros de plantão:
"Beba umas cachaças e adeus timidez AOEIHAEOIAEHIEAEAIH tô de brinks. Falando sério agora... Timidez não é um bicho de sete cabeças, gente. Espontaneidade é o que há. Precisa só ser o dono da sua própria mente que já é. Não se deixe levar por aquele papo de inferioridade. Ninguém é melhor que você. Você tem defeitos, mas também tem qualidades, igual a todo mundo. Se você acha que não tem papo ou que é ruim com as palavras, esqueça isso. Assuntos sempre vêm à tona. Basta ser controlado, manter a calma, que fica tudo perfeito. CONTROLE, essa é a dica! :)"
(Diego/Castor)

"Eu sempre sinto muita vergonha quando alguém me elogia, ou eu passo por algum mico, mas tipo, mico meeesmo. Eu sempre tenho vontade de abrir um buraco, entrar e não sair mais. .-. As vezes a timidez me impede de fazer coisas que eu gosto e que eu realmente queira fazer. Com as pessoas, eu geralmente me solto depois de um tempo."
(Luana F.)

"Tipo eu tenho um tipo de timidez que é horrível. Se eu conheço as pessoas, tá beleza, fico super a vontade.
Mas quando não tenho muita aproximação, é a trevaa ;x |Eu me escondo dentro de mim. Não consigo dividir o mesmo espaço que essas pessoas, e se ficarem insistindo muito, eu me travo de vez. Isso é muito ruim, fica difícil até pra fazer amizade, porque muitas vezes a pessoa se priva, e se fecha naquele mesmo espaço sabe, nas mesmas pessoas, mesmos lugares, e tal. Isso é muito chato." (Dirlen)


Minha dica para você perder a timidez, é você se aceitar como é.
Não esconda os seus defeitos, pelo contrário, faça deles motivos para você rir. Todo mundo tem um lado extrovertido, procure o seu ;) Seja criança! As crianças não têm vergonha de fazer perguntas, de expor sentimentos e etc., porque elas não têm medo de errar. “Não deixe que o medo de errar, impeça que você jogue.” Quem tem medo de errar, não tenta. E quem não tenta, não chega a lugar algum.
Se você vai sair com um garoto, e acha que tudo o que você fala é um mico, esqueça. Fique tranqüila, tenha assuntos, procure falar sobre coisas que ele gosta (uma boa dica é olhar as comunidades dele no Orkut hahaha), olhe nos olhos dele, são só olhos e não espingardas. Garotos gostam de meninas SEGURAS. Exija menos de você, quando isso acontecer, com certeza você vai perdendo a timidez.

Se você não consegue fazer coisas normais do dia-a-dia, sair em publico, por timidez, procure ajuda médica. Um psicólogo vai saber te ajudar. Tem de graça em postos de saúde.

Frases tocantes:
“Antes eu achava que minha timidez era o problema, agora eu vejo que o problema é usar minha timidez como desculpa para não viver.” (Verônica H.)

“Foi na simplicidade do seu jeito que encontrei meu apego, e na timidez do seu abraço que encontrei meu abrigo”
(Fabio Esteves)

"O que é a timidez, se não a falta de atitude individual, quando o terreno em que estamos, não nos agrada, ou, as pessoas que estão nele inseridas não nos dão o sentimento de segurança para falar o que queremos?"
(Henrique de Shivas) – gostei dessa.

Música para você ouvir hoje: Timidez – Biquíni Cavadão.
Música para você ouvir amanhã: Timidez – Victor e Léo. hahaha :P




Teste!
Nesse pequeno questionário elaborado pelo Shyness Research Institute, você pode dar uma olhadinha a quantas anda a sua timidez. Responda com franqueza, afinal o mais interessado no resultado é você mesmo!

Anote a alternativa conforme seu caso.

1 - Com que frequência você experimenta momentos de timidez:
1 - Uma vez por mês
2 - Quase todos os dias
3 - Constantemente, várias vezes ao dia

2 - Comparado com seus conhecidos, você é:
1 - Menos tímido que eles
2 - Tão tímido quanto eles
3 - Mais tímido que eles

3 - "Minhas mãos suam e o coração bate acelerado quando fico tímido." Esta descrição:

1 - Não se parece comigo
2 - Às vezes me sinto assim
3 - Tenho esses sintomas sempre

4 - "A timidez me faz pensar que as pessoas reagem negativamente ao que penso e falo". Esta descrição:

1 - Não se parece comigo
2 - Às vezes me sinto assim
3 - Tenho esses sintomas sempre

5 - "Sinto dificuldade de me apresentar socialmente ou começar uma conversa." Esta descrição:

1 - Não se parece comigo
2 - Às vezes me sinto assim
3 - Tenho esses sintomas sempre

6 - "Fico tímido na frente de alguém a quem admiro ou que me atrai." Esta descrição:

1 - Não se parece comigo
2 - Às vezes me sinto assim
3 - Tenho esses sintomas sempre

7 - "Fico tímido quando converso com pessoas em posição de autoridade - chefe, professor, especialistas no meu ramo." Esta descrição:

1 - Não se parece comigo
2 - Às vezes me sinto assim
3 - Tenho esses sintomas sempre

RESULTADO

Some os números correspondentes a suas respostas para cada uma das sete perguntas. Confira seu perfil:

7 a 11 pontos - Você não tem problema nenhum com timidez
12 a 16 pontos - Você é um pouco tímido, comportamento que freqüentemente atrapalha seu dia-a-dia. Tente mudar suas atitudes, enfrente o problema
17 a 21 pontos - A timidez é um traço marcante que lhe impede aproveitar a vida em todos os sentidos. É melhor procurar ajuda.

Fonte:
timidez-ansiedade.com
mdemulher.abril.com.br
ajudaemocional.tripod.com - drª Olga Inês Tessari, Psicóloga e Psicoterapeuta, pesquisadora - escritora – Palestrante.
Timideztofora.blogspot.com
Clesio.net

4 comentários:

  1. "7 a 11 pontos - Você não tem problema nenhum com timidez"

    Fiquei com 10 HAHAHA
    Sorte a minha *-*

    ResponderExcluir
  2. Eita, mas de timida eu não tenho nada :DD

    ResponderExcluir
  3. Eita, mas de timida eu não tenho nadaa :D

    ResponderExcluir