Cronograma Capilar, o que é e como fazer


Cronograma capilar nada mais é que uma rotina de cuidados semanais com o cabelo; que consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.
Esses são os três tratamentos que o cabelo mais necessita para estar saudável e bonito, porém dependendo do seu tipo de cabelo, será necessário focar mais em algum deles.
Há diversos tipos de cronograma espalhados pela internet, a minha dica é ir testando para descobrir qual será o melhor para o seu cabelo.
1 – Hidratação: A hidratação tem basicamente a função de repor a água, a umidade dos fios.  Se o seu cabelo está sem brilho e ressecado, ele precisa de hidratação.
2 – Nutrição: A nutrição tem a função de alimentar os cabelos. Devolver os lipídios para os fios.  Ela é a grande responsável por dar oleosidade para os cabelos. Se o seu cabelo está com muito frizz e sem balanço, ele precisa de nutrição.
3 – Reconstrução: A reconstrução é a etapa responsável por  repor as proteínas dos fios. Se o seu cabelo está poroso, quebradiço, fino… ele precisa de reconstrução.     fonte 
 Identificado o que seu cabelo mais precisa, é hora de montar o cronograma, lembrando que é importante que ele contenha todas as etapas citadas acima, abaixo deixo o cronograma capilar oficial para vocês terem uma base:


Ou seja, durante o mês você terá uma rotina semanal de cuidados com o cabelo, é importante respeitar o espaço mínimo de 1/2 dias entre uma etapa e outra para que os nutrientes penetrem o couro cabeludo com eficiência.
Muitas meninas são adeptas do CC (cronograma capilar), eu mesmo já fiz e adorei os resultados e pretendo voltar a fazer. No começo pode parecer bem complicado, mas com o tempo vocês irão ter mais confiança e descobrindo o que é melhor para seus cabelos.
Por exemplo, no meu CC há mais etapas N (nutrição), do que H (hidratação) e também mais R (reconstrução) do que o oficial; por conta do meu cabelo ter diversos tipos de química como tinturas, alisamentos e descoloração.

Ao longo do tempo, irei trazer várias dicas de cada etapa para vocês, máscaras de tratamento, hidratações caseiras e o que mais eu sei e irei descobrir para deixar as madeixas lindas e bem cuidadas.
Caso tenham alguma dúvida, podem comentar a vontade que irei responder. Então bora recuperar os cabelos e deixá-los LINDOS?! o/

4 comentários:

  1. Karen, o blog está lindo! Perfeito!!!!!!!! amei tudo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanto tempo, vocês fizeram parte de uma época muito legal da minha, "aborrescência" há uns três anos atrás aka quando eu era hiper viciada no tumblr, aqueles textos eram divinos, estou super feliz que vocês ainda estejam por aqui, acabei esbarrando com vocês por acaso no face sobre o encontro do BSPM em Sp e aqui estou eu para desejar tudo de bom pra vocês meninas ^^ XOXO

    ResponderExcluir