Como dizer NÃO sem magoar!

Com certeza, todas vocês já disseram sim, querendo dizer NÃO. Quem nunca emprestou algo, colocou o nome de fulano no trabalho, ficou com sicrano ("aaah, mas ele gostava tanto de mim"), por medo de dizer não?



Não é uma palavra tão pequena, mas que pode gerar vários conflitos consigo mesmo e com outras pessoas. Não importa o que você diga, ou faça, ninguém quer ouvir um não. Alguém sempre sai aborrecido e magoado nessa história. O importante mesmo, é você tentar amenizar.

E como dizer não para aquela pessoa que está afim de você?

A melhor maneira para saber o que dizer a pessoa, é se colocando no lugar dela. Lembre-se de jamais dizer "quem sabe outro dia", porque assim, você vai alimentar o sentimento dessa pessoa e ela poderá te cobrar no futuro, além de não te deixar em paz. Ser verdadeiro costuma ser sempre a melhor saída, mas cuidado, não vá ferir alguém com verdades cruéis. Se você não quer ficar com alguém, jamais diga que é porque ele é feio, chato, não sabe se vestir ou coisas do tipo. É preciso ser educada nessas horas. Um Não no inicio pode magoar, deixar pra baixo, mas serve de consolo para percebermos que um SIM poderia ter sido bem pior.
Perguntei a algumas pessoas, o que elas fariam se tivessem nessa situação. Veja o que elas responderam:

"Sendo mais vedadeiro(a) possível, lembrando sempre a outra pessoa, de que pelo menos ela(e) não mentiu e que aquilo realmente é pro bem dos dois.
-É CLARO QUE NA HORA, A PESSOA VAI FICAR MEIO NEM AÍ PRA SUA CONVERSA, MAS DEPOIS DE UM TEMPO, VAI SE LIGAR QUE VOCÊ FOI MUITO AUTÊNTICO (A) NESSA SITUAÇÃO TÃO DELICADA.
(Dirlen)

"No meu caso, eu faria assim: diria a verdade, que seria não sentir o mesmo que ela, podendo não corresponder e não dando continuidade aos sentimentos dela, o que não teria futuro para que eu preservasse esse sentimento nela."
(Diego Rafael)

"Se um garoto se diz apaixonado por mim, eu acho que a melhor saída é falar com ele, e explicar que ele na verdade não me "ama", porque amor, é correspondido (minha opinião) e que é melhor ficar só na amizade pra não magoa-lo ainda mais. Um dia ele encontra quem o ame de verdade, e possa ama-lo também."
(Mel Vasconcelos, 16 anos)

"Fico puto quando a garota fala o que a maioria fala: "aah a gente é amigo e bla bla bla".. eu acho que a verdade sempre prevalece, porém, devemos falar a verdade sim, mas nem tanto. Não digo pra mentir, mas sim, omitir.. as vezes é melhor evitar falar o motivo do "não". Falar que a pessoa é feia, tem dentes tortos, tem cabelo ruim, etc, é certeza de que irá magoa-la; portanto fale a verdade, mas não completamente a verdade. Dá pra entender? hahaha Se tu é amiga da outra pessoa o melhor a fazer é falar que foram feitos para serem somente amigos e que não existe um sentimento além de amizade. Mas se é uma pessoa que você mal conhece, um "nem rola" tá valendo.. acho que a enrolação é o que mais fode.. quanto mais enrolar, mais esperança vai criando.. prefiro que fale logo com sinceridade, doa o que doer. Porque, sinceramente, dói pra cacete quando a gente cria expectativas demais."
(Diego/Castor, 22 anos)

"O único jeito de obter respeito da pessoa (e do resto do mundo) é sendo sincera com seus sentimentos. Se é pra dizer não, é não e pronto. Se fica fazendo rodeios, dá a impressão de que não tá muito certa do que quer. E os outros acabam fazendo você de bobinha." ( ♥anjo♥ - YR)



Certa vez ouvi dizer que o caminho do sucesso ninguém ensina, mas o do fracasso é agradar a todos.

Aprenda dizer não quando for necessário. Tenha claro o que quer da vida e ficará mais fácil recusar o que não lhe interessa.

Se você não sabe onde pretende chegar, poderá ser encaminhado para qualquer lugar.

Quando você souber com clareza o que quer, muitas oportunidades serão reveladas e então terá condições de escolher as melhores e nesta hora terá que aprender a falar não quando receber uma proposta que esteja fora dos seus propósitos.

Fonte: Livro Administrando você com Paixão - Geninho Goes

Quando resolvi que o tema de hoje seria esse, fui falar com o meu namorado e ele disse uma coisa muito certa, "Se você for pensar em não magoar ninguém, você não toma atitude nenhuma. Ninguém leva um não sem ser frustrante o mínimo possível", e decidi então encerrar a postagem de hoje com isso. O importante é fazer somente aquilo em que você se sinta realmente à vontade.

amanhã eu posto testes *-*

-> não esqueçam de comentar *-*

5 comentários:

  1. muito bom o blog, cris *-*
    daora os depoimentos
    ­
    bjoks ;*

    ResponderExcluir
  2. AAH, tá lindo o blog *o*

    amei o post, várias vezes não tenho coragem de falar "não", hihihi

    parabéns ;)

    ResponderExcluir
  3. Adoooreii,
    tenho muiita dificuldade de falar não
    e ouvir tbm...
    O blog tá super liindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Geeente eu tooo adooorando o blog,muuito criativo,falam sobre coisas que algumas garotas e garotos passam no dia-dia realmente ! e é uma auto-ajuda ! super bacana goostei muito muito mesmo ! *-*

    ResponderExcluir
  5. Foi d mta ajuda a ultima frase do seu namorado cris...meu melhor amigo esta afim d mim, me deixei levar pq me sinto bem cm ele e acabei dando esperança...ontem ele deu nosso 1beijo...e o encanto acabou na hora...agora ñ sei como explicar q é melhor esquecermos..mas e o certo fazer...:)

    ResponderExcluir