Primeira vez.


Como devo me preparar para iniciar a vida sexual?

Antes de tudo, você tem que saber se é a hora certa para você. Não vá na onda de que deve fazer sexo só porque suas amigas já fizeram ou porque seu namorado não aguenta esperar. Para que a sua primeira transa seja legal, você tem que estar preparada. É importante também que seja com alguém que você goste e que se preocupe com você. Manter a calma nessa hora é bem complicado, mas é importante manter-se relaxada.
Outro ponto importante, é saber que nessa hora os pais ou alguém da família sempre podem ajudar, porém se o diálogo não for possível procurar ajuda profissional, um profissional da saúde, em alguma unidade de saúde próxima ou um professor de confiança, sempre é um bom caminho.
Também, é importante estar atendo para a escolha do parceiro. Conversar sobre a decisão com ele (a) é fundamental, se não são capazes de falar a respeito de sexo, é porque provavelmente não estão prontos para ter tanta intimidade. Nada impede que dêem um tempo para iniciar a vida sexual, até porque não há nada de errado em curtir a virgindade.

A primeira vez sempre dói e sangra?

Não. Isso varia de pessoa para pessoa. É possível até sentir prazer na primeira relação sexual. Mas isso vai depender muito do seu estado emocional e psicológico, e claro, do seu parceiro. A dor pode estar relacionada também:

1. com a sua inexperiência sexual, que se traduz na sua preocupação e receio, o que pode levar a contração vaginal e uterina, causando a dor interna;
2. com a falta de lubrificação, o que possibilita o desconforto com a penetração. Usar gel lubrificante (K-Y) ou creme a base de água (desde que vc perceba que não seja alérgica), pode ser uma saída;

3. com o tamanho do pênis do seu parceiro, especialmente se for muito grosso. Neste caso, a penetração deve ser lenta.

4. pode estar relacionada com a posição sexual. Geralmente, sentar lentamente sobre o pênis, com o homem deitado com barriga para cima, pode doer menos, até porque, a mulher que controla o movimento e a penetração gradual.


É verdade que o corpo muda?

NÃO. Isso é um mito. Geralmente, iniciamos a vida sexual na época em que o corpo sofre transformações próprias da adolescência, por isso, ninguém vai saber que você perdeu a virgindade se você não quiser.

Há risco em uma iniciação sexual precoce?

Em qualquer momento da vida sexual existem riscos, especialmente aqueles ligados às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e à gravidez precoce. Outros problemas ainda podem vir neste momento a exemplo dos conflitos familiares.

A camisinha é o melhor contraceptivo?

A camisinha ou preservativo, seja masculino ou feminino, é considerado um contraceptivo eficaz desde que adequadamente usado, colocado e conservado.
Não existe um método anticoncepcional melhor do que o outro. Todos têm aspectos positivos e negativos. O melhor método anticoncepcional é aquele no qual a pessoa e seu parceiro (a) confiam e se sentem confortáveis e seguros para usar. Lembrando que para usar qualquer método anticoncepcional, é importante procurar um serviço de saúde para avaliação e indicação do método mais adequado.

No sexo oral o jovem pode contrair DSTs?

Sim, o sexo oral também transmite DSTs. O importante é usar corretamente o preservativo também neste tipo de relação sexual.
Para a prática do sexo oral na mulher pode-se usar a camisinha feminina, até mesmo a camisinha masculina, cortando-a na lateral e fazendo um retângulo que protegerá a boca e a língua. O importante é cobrir toda a vulva para se evitar qualquer contato com o órgão e secreções da parceira. Pode-se usar também um plástico fino, daqueles usados para embalar alimentos.
Para a prática do sexo oral no homem deve-se usar o preservativo masculino, pois como sabemos somente o preservativo oferece a prevenção adequada, por isso que ele deve ser usado sempre que houver o contato do pênis com a vagina, ânus ou boca, e também da boca com a vagina.



Sexo bom é sexo seguro!


Fonte: idmed.com.br

8 comentários: